Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016

Uma questão de nacionalidade

Aquisição da Nacionalidade

 

Se está a pensar pedir a nacionalidade portuguesa, saiba que o poderá fazer nos casos:

 

1. O estrangeiro menor ou incapaz, cuja mãe ou pai tenha adquirido a nacionalidade portuguesa, depois do seu nascimento.

2. O estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português ou que viva em união de facto há mais de três anos com nacional português.

3. O estrangeiro que, tendo sido português, perdeu a nacionalidade enquanto menor ou incapaz, por efeito de declaração de quem o representava.

4. O estrangeiro adoptado plenamente por nacional português, após a data da entrada em vigor da Lei da Nacionalidade n.º 37/81, de 3 de Outubro, adquire a nacionalidade portuguesa por efeito da lei.

5. Aos estrangeiros maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, que residam legalmente no território português, há pelo menos seis anos.

6. Aos menores, à face da lei portuguesa, nascidos no território português, filhos de estrangeiros.

7. Aos indivíduos que tenham tido a nacionalidade portuguesa e que, tendo-a perdido, nunca tenham adquirido outra nacionalidade.

8. Aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade.

9. Aos indivíduos nascidos no território português, filhos de estrangeiros, que aqui tenham permanecido habitualmente nos 10 anos imediatamente anteriores ao pedido.

10. Aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses, aos membros de comunidades de ascendência portuguesa e aos estrangeiros que tenham prestado ou sejam chamados a prestar serviços relevantes ao Estado Português ou à comunidade nacional.

11.  Aos descendentes de judeus sefarditas portugueses, através da demonstração da tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral.

12. O estrangeiro adoptado plenamente por nacional português, por decisão transitada em julgado antes da entrada em vigor da Lei da Nacionalidade n.º 37/81, de 3 de Outubro.

 

 

Nacionalidade readquirida

 

A nacionalidade pode ser ainda readquirida nos seguintes casos:

 

1. A mulher que perdeu a nacionalidade portuguesa por ter adquirido uma nacionalidade estrangeira, com fundamento no casamento com estrangeiro, nos termos da Lei nº 2098, de 29 de Julho de 1959, e legislação precedente, pode readquirir a nacionalidade portuguesa mediante declaração.

2. Aquele que, tendo tido a nacionalidade portuguesa, a perdeu por ter adquirido voluntariamente uma nacionalidade estrangeira.

 

Em todo e qualquer caso, deverá sempre contactar um solicitador para acompanhar o seu processo e dar-lhe o devido aconselhamento jurídico.

publicado por Solicitadora Alves Timóteo às 19:46
link do post | comentar | favorito
12540363_10205394644442446_57625631_n

.Áreas de Competência

/ Direito executivo / Arrendamento / Heranças e Partilhas / Registos / Certificações / Autenticações / Reconhecimentos de assinatura

.Contactos

919668272
969152132
7047@solicitador.net

.Deixe o seu contacto, nós contactamos

.Pesquisar

.Posts recentes

. Uma questão de nacionalid...

. Alteração ao IMI 2016

. A compra de veículo autom...

. Saída de Menores de Terri...

. PEPEX

. Dicas: IRS em 2016

. O IRS 2016

. OSAE: A nova Ordem

. A doação, enquanto anteci...

. Sabia que: Pode estar ise...

.Mais comentados

.Arquivos

. Outubro 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

Em destaque no SAPO Blogs
pub